NOVO APLICATIVO MOBILE DO INCRA, PERMITE EMITIR CCIR DO IMÓVEL RURAL

Goldengeo

Goldengeo

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) pode ser emitido, agora por um aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets, e já está disponível no Google Play ou Apple Store.

Idêntico ao expedido no portal do SNCR – Sistema Nacional de Cadastro Rural, o CCIR é gerado no formato PDF. E caso esteja com débitos será emitido juntamente com o certificado o código de barras para pagamento.

A novidade do aplicativo já está disponível nas lojas virtuais, e pode ser procurado pelo nome SNCR.  Após a instalação, deve ser digitado o código do imóvel rural (que contém 13 dígitos), informar CPF e data de nascimento se pessoa física. Se o proprietário for pessoa jurídica é necessário informar o CNPJ e o CPF do representante legal da empresa.

As regras continuam valendo na versão mobile. Caso o imóvel não esteja inibido e apenas tenha débitos, será gerado o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural.

Porém se houver algum impedimento o certificado não será gerado. Neste caso os dados deverão ser atualizados por meio da Declaração para Cadastro Rural na internet ou então procurar a unidade de atendimento do INCRA, para verificar e atualizar a situação cadastral.

Novidades em 2019

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe da SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, e segundo o Coordenador Geral de Cadastro Rural do INCRA – Paulo Aparecido Farinha, o objetivo é facilitar o atendimento ao cidadão e integrar as inovações tecnológicas na gestão do cadastro fundiário de imóveis rurais, trazendo agilidade na atualização de informações e garantindo precisão e fidedignidade aos dados declarados pelos proprietários rurais.

Em 2019, serão disponibilizados mais serviços aos proprietários rurais. Será possível consultar os dados da sua área e atualizar informações na Declaração para Cadastro Rural. Também será possível cadastrar no INCRA, novos dados de proprietários e de imóveis rurais, enviando documentos e peças técnicas por meio do aplicativo.

O CCIR é um dos principais documentos que garantem a segurança jurídica para transmissões e domínios de propriedades rurais. Com essa novidade poderá ser consultado em qualquer hora e lugar, facilitando e agilizando a vida de todos os proprietários rurais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *