Imagens de Drones x Google Earth

Goldengeo

Goldengeo

Recentemente mapeamos um cultivo de laranjeiras e o objetivo era analisar através de imagens de drones, possíveis falhas ou perdas de cada talhão. O resultado foi espetacular e atingiu as expectativas que nós e o proprietário tínhamos.

Mas conversando com nossa equipe técnica, surgiu uma questão: e se tivéssemos utilizado as imagens disponíveis no Google Earth para auxiliar nesse trabalho, será que o resultado seria diferente?

Com certeza, seria. E mostramos o porque.

DIFERENÇA VISÍVEL IMAGENS DE DRONES X GOOGLE EARTH

No talhão 11 abaixo é possível comparar de um lado o mosaico de imagens orbitais do Google Earth Pro (que possuem GSD de 50 cm). E de outro uma ortofoto obtida através de um voo de drone (que possui um GSD de 3,07 cm corrigida e processada).

A diferença de visibilidade, cores, aspectos de texturas, indivíduos e detalhes das cenas é bastante diverso.

                                                           Talhão 11 – Cultivo de Laranjeiras – Maratá/RS

DETALHAMENTO DAS LINHAS DE PLANTIO

Da mesma forma podemos observar no talhão 04 que a linha que segue o plantio na imagem de drone não é contínua a linha de plantio que se visualiza nas imagens do Google.

Além disso os menores detalhes também podem ser vistos na imagem de drone. Como espécies diversas no meio do plantio que podem ser classificadas, tornando mais fácil a contagem dos indivíduos e a previsão da colheita.

                                             Talhão 04 – Linhas de Plantio de Laranjeiras – Maratá/RS

As datas dos imageamentos possuem uma temporalidade de 01 ano. E como resultado os processamentos e apoio de pontos para correções são diversos.  Mesmo que o mosaico das imagens do Google tenha se aperfeiçoado bastante, ainda é uma ferramenta de visualização.

Portanto podemos confiar nas imagens obtidas através de drones para apoiar em decisões a serem aplicadas. Porque diminuem gastos desnecessários e obtêm informações de forma rápida.

Além disso a repetição de um voo pode ocorrer quantas vezes quiser – diária, semanal, quinzenal, mensal e etc.), e com informações 100% confiáveis.

Diferenças básicas entre os dois:

GOOGLE EARTH PRO

  • Ferramenta online disponível para visualização e conhecimento da área de interesse / paisagem (não permitido o uso comercial).

IMAGENS OBTIDAS ATRAVÉS DE DRONES

  • Imagens com licenças de uso e aprovação do órgão responsável, para fins recreativos, comerciais ou de pesquisa.
  • Parâmetros definidos com aferição na hora da coleta da imagem de uma determinada área, garantindo confiabilidade no produto final.
  • Pontos de apoio coletados a campo, para embasar as correções das distorções do relevo da área.
  • Processamentos digitais na imagem (equalização, fusionamento, mosaicagem, ortorretificação e georreferenciamento resultam numa imagem com alta precisão e acurácia.

O ponto fundamental é que imagens do Google Earth continuam sendo ótimas para se conhecer a realidade de uma determinada área e somente isso.

Mas se deseja medir, planejar, monitorar, analisar e comparar dados e informações com confiança é imprescindível utilizar tecnologias de alta precisão. E as imagens de alta resolução obtidas através de drones nos mostram que esse é o caminho do futuro.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *