Implantação de Marcos Geodésicos e homologação no IBGE

Características e benefícios na implantação de uma Rede de Referência Geodésica Municipal

 

A implantação de marcos geodésicos em uma rede de referência é importante para os municípios e outros órgãos por diversos motivos e os fatores são desconhecidos até mesmo pelo público que atua com Topografia em construção civil, regularização fundiária, cadastro urbano, monitoramento de barragens e aterros, entre outros. Listamos a seguir alguns pontos relevantes para a implantação de uma rede de referência geodésica municipal:

  • Após a implantação de uma Rede de Referência Municipal a municipalidade passa a contar com coordenadas oficiais, em latitudes, longitudes a altitudes ortométricas. Tais coordenadas são obtidas através de levantamentos com equipamentos GNSS de alta precisão em rigorosas campanhas de rastreamento, com a finalidade de obter coordenadas precisas na casa dos milímetros após a correção do rastreio via PPP (Posicionamento por Ponto Preciso);
  • O município passa a figurar na lista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com marcos homologados e contribui para o (SGB) Sistema Geodésico Brasileiro, que tem por finalidade manter um conjunto de marcos com coordenadas oficiais para atender diversos tipos de levantamentos, sejam acadêmicos, públicos ou serviços profissionais privados;
  • Todas as construções no município deverão estar amarradas às coordenadas oficiais dos marcos geodésicos, visando eliminar inconsistências de referências e sobreposições de coordenadas em projetos distintos;
  • Os marcos geodésicos distribuídos de forma homogênea no perímetro municipal permite o transporte de coordenadas adequado para serviços de topografia convencional, eliminando assim o tempo de execução dos serviços, bem como uma maior confiabilidade no levantamento topográfico.
  • Os marcos geodésicos podem servir como pontos de controle para ortorretificação de imagens de satélite e ortofotos obtidas por veículos aéreos não tripulados (VANT) ou por aviões. Tais imagens podem contribuir para a atualização do cadastro urbano multifinalitário, monitoramento de desastres ambientais, cadastro de elementos de rede elétrica, entre diversas outras aplicações.

 

Implantação de Rede de Referência Geodésica e homologação pelo IBGE no município de Gravataí-RS.

 

É importante destacar que a proteção dos marcos geodésicos é fundamental para garantir que as coordenadas oficiais sejam utilizadas. Os locais de implantação geralmente são públicos, como praças, escolas, cemitérios, universidades e rotatórias. Os marcos sempre são instalados em pares de forma a permitir uma visada entre os mesmos, ou seja, sem obstrução de elementos naturais ou antrópicos entre os marcos. Por este motivo, se algum marco for danificado, soterrado ou movido, o outro marco ficará automaticamente inutilizável.

As instruções para construção e homologação dos marcos geodésicos pelo IBGE podem ser consultadas no Manual Técnico de Padronização de Marcos Geodésicos e Instrução para Homologação de estações Estabelecidas por Outras Instituições disponíveis no site do IBGE.

A Goldengeo Mapeamento e Consultoria foi a responsável pela construção e homologação no IBGE da Rede de Referência Geodésica de Gravataí/RS. O município passa a contar a partir de agora com os diversos benefícios citados anteriormente para contribuir em melhores políticas de gestão pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *