MAPEAMENTOS COM DRONES

Certamente quanto mais o proprietário saber e obter dados precisos e rápidos, então mais poderá economizar e aumentar a sua produção. É isso que acontece ao mapear um imóvel rural utilizando drones.

 

A chamada agricultura 4.0 apontada pela EMBRAPA, tem sido evidenciada pela tecnologia dos drones. Seja no controle de insumos e defensivos, na análise da saúde da planta,  no monitoramento da propriedade e etc.

 

E o mais importante, tudo isso sendo acompanhado através de tablet e smartphone na palma da mão, de qualquer lugar, em qualquer hora.

 

RESULTADOS REAIS

 

MAPEAMENTO COM DRONE FAZENDA BARROCADAS

 

Até aqui você já percebeu que a evolução no campo é constante e precisa acontecer. Como resultado os drones mudaram a forma de planejar, analisar e identificar oportunidades ou falhas nos processos rurais e deixaram o produtor muito mais autônomo.

 

Mas se você ainda não conhece, ou tem dúvidas dos resultados de um mapeamento, mostramos algumas respostas obtidas a partir de um aerolevantamento realizado na Fazenda Barrocadas, localizada no município de Viamão/RS.

 

Num único voo realizado na área, e após os processamentos para gerar o mosaico das imagens corrigidas, o resultado final foi uma imagem de alta precisão (GSD de 3 cm), sendo possível ver os mínimos detalhes da área:

Escala de detalhamento 1 : 150
Escala de detalhamento 1 : 150

 

Como resultado do mapeamento o proprietário da área conseguiu extrair muitas informações importantes, dentre elas:

 

FALHAS NA PASTAGEM

Ao sul da propriedade é possível ver falhas na pastagem existente. Essa resposta do mapeamento faz toda diferença,  se você aplicou um grande investimento em pastagem que serviriam de alimento. Isso torna a correção no local muito mais rápida, evitando direcionar seu rebanho em uma área que não consegue abastece-los.

 

 

 

VERIFICAÇÃO CONDIÇÕES DE CERCAS E MOURÕES

Também é possível acompanhar a situação das condições entre as cercas internas e externas e mourões. Caso algo aconteça e você não identificou, o mapeamento com drone te mostra a situação, trazendo economia de tempo e custo operacional, evitando o deslocamento presencial para verificar a situação.

 

 

 

CONTAGEM DO REBANHO

Do mesmo modo que identificar falhas na pastagem, é possível realizar a contagem de indivíduos existentes. Fica muito mais fácil para planejar a mudança entre os potreiros, e contabilizar seu rebanho. Além disso a EMBRAPA está desenvolvendo uma pesquisa para contagem de rebanhos, utilizando a tecnologia dos drones, você saber mais aqui.

 

 

 

 

MAPEAMENTO DOS CURSOS D’ÁGUA, APP’S E RESERVA LEGAL

Um dos  pontos preocupantes de pecuaristas é a distribuição de água na propriedade para abastecimento dos animais. Certamente tendo uma visão geral da área, como a localização das porteiras e onde estão as APP’s e Reserva Legal no imóvel, torna-se mais fácil planejar quais os melhores locais a serem implantados se necessários, açudes, lagos ou barragens artificiais.

 

 

 

 

CONHECIMENTO DO RELEVO DA PROPRIEDADE

Todo proprietário rural já conhece a realidade topográfica do seu imóvel pelo dia a dia no campo. Porém enxergar a propriedade vista de cima se transforma num ótimo instrumento para planejamento das ações que se deseja fazer. Por exemplo se a área for de várzea (baixa), ele poderá utilizar o espaço para plantio. Da mesma forma se houver coxilhas pequenas ou grandes, também poderá planejar como a cerca será construída e qual o melhor trajeto para mover o rebanho de lugar.

 

 

 

OUTROS RESULTADOS DE MAPEAMENTOS COM DRONES

Uma câmera com boa resolução e com alcance de mapear o infravermelho, pode gerar outros dados precisos e úteis ao produtor, como:

  • Contagem de plantas e identificação de falhas nas linhas de plantio;
  • identificação de daninhas, doenças e deficiência nutricional;
  • Mapeamento e controle na distribuição dos insumos e defensivos agrícolas;
  • Verificação de áreas desmatadas e invadidas;
  • Exploração de áreas de difícil acesso, abertura de estradas;
  • Vigilância da propriedade;
  • Imagens comparativas de safras anteriores

 

Os drones são realidade no campo. O mapeamento aéreo simplifica ao proprietário rural a modernização e otimização de informações precisas sobre o estado atual da propriedade.

E não importa se você é pequeno, médio ou grande produtor rural, ter a visão digital da sua propriedade pode transformar a forma como você a gerencia. Trazendo informações precisas e em tempo real para tomadas de decisões com mais agilidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *