COMO MAPEAR O EFETIVO PLANTIO AUXILIA EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTOS?

A safra de grãos de 21/22 está em andamento no estado do Rio Grande do Sul, e se apresentam com bastante baixas e prejuízos para a maioria dos produtores rurais. Estimam-se decréscimos de 55% da expectativa inicial para soja, segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEADPR).

 

E quanto melhor se conhece a realidade da área, mais fácil é calcular lucros e perdas. Atualmente existem ferramentas tecnológicas que podem acompanhar e monitorar o uso da área, e auxiliar a estimar com mais precisão qual será o resultado da colheita.

 

O mapeamento de efetivo plantio permite que se conheça em alto detalhamento ONDE e QUANTO está sendo utilizado do imóvel rural. Realizado através de drones e VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados) é uma opção rápida (em poucos dias os resultados são apresentados), com custos acessíveis e que apresentam aos interessados, informações atualizadas do estágio de cada talhão e potreiro utilizado no imóvel rural.

 

E como isso pode ajudar nos arrendamentos?

Se você possui um contrato de arrendamento do imóvel, e o contrato é vinculado ao total de área plantada, por exemplo, é importante estar com informações atualizadas e precisas em mãos, para que sejam ajustadas juntamente com o arrendatário, o total de área que se encontra no contrato e o total utilizado a campo.

 

Isso serve nos dois sentidos. Para quem arrenda (proprietário do imóvel rural), que pode acompanhar o que foi utilizado para manter o controle sob os ativos comerciais (plantios e agropecuária e demais usos juntamente com os ambientais).

 

E serve também para quem planta (arrendatário), uma vez que as informações sobre a posição e localização de talhões de plantios, podem auxiliar ao melhor planejamento na colheita, no cálculo de combustíveis para o transporte, além de monitorar com alta precisão o total plantado e obter melhores estimativas de colheita e posterior venda / negociação do produto.

 

O mapeamento do efetivo plantio também se torna ainda mais interessante para quem possui contratos onde o vínculo comercial está na quantidade a ser colhida. E a exemplo da safra 21/22 no estado do RS, cada hectare conta!

Se interessou? Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre mapeamentos de efetivos plantios em imóveis rurais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *