VOCÊ SABIA QUE A TOPOGRAFIA É USADA NAS SINALIZAÇÕES DOS AEROPORTOS?

Você já deve ter observado ao estar em um aeroporto, que na pista de pouso e decolagem e nas áreas de operações aeroportuárias, existem diversas marcações pintadas no chão, com diversas informações e cores representadas.

Essas marcas são orientações para que os pilotos e a torre de controle, orientam o fluxo das aeronaves, e mantenham o desempenho correto das normas técnicas a serem seguidas. (RBAC nº 154 ANAC).

Mas você sabia que essas marcas pintadas no solo, são demarcadas através de pontos demarcados através de topografia?

Esses levantamentos topográficos são feitos geralmente por topografia convencional, com o uso de uma estação total, que é um equipamento com altíssima precisão posicional da leitura de um determinado elemento / ponto.

Legenda: Demarcação sinalização nova pista Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre/RS.

 

Através da marcação topográfica nas áreas, são mapeadas a posição da letra ou número e inclusive o tamanho que existe no projeto técnico, determinado conforme as normativas técnicas da ANAC.

 

Legenda: Pintura finalizada, pós topografia. Imagem google earth Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre/RS.

 

Todo esse trabalho de demarcação das pinturas através da topografia com máxima precisão, é para garantir principalmente a segurança dos passageiros, tripulantes, operadores e pessoas que trabalham e circulam nos locais. Mas também auxilia na prevenção de:

– Acidentes de colisões entre aeronaves ao realizarem manobras para abastecimentos ou paradas;

– Colisões entre aeronaves que realizaram pouso com as que irão decolar e vice-versa;

– Controle e orientação de acesso a pista para outras máquinas, veículos e passagem de pessoas autorizadas;

 

Então da próxima vez que você for a algum aeroporto, observe as sinalizações pintadas no chão na pista, e saiba que aquele trabalho é fruto de um levantamento topográfico realizado de acordo com normativas técnicas da ABNT e ANAC, e seguindo os padrões de máxima precisão.

 

Gostou? Nos diga o que você achou!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *