E junto com o mapa e memorial descritivo da área, também foram gerados os produtos secundários como o Modelo Digital de Superfície – MDS; Da mesma forma foram entregues as curvas de nível geradas a partir da junção dos dados captados pela topografia a campo e pelas imagens de alta precisão, além do relatório técnico de processamento e o fotográfico.
CUSTOS BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE
Para resumir os benefícios de se utilizar os 02 equipamentos para mapear a área, foram diversos:
- Redução do valor do investimento. Uma vez que para a empresa o custo operacional é menor, e isso reflete diretamente no valor comercial do serviço.
- Prazo de execução menor. Se a mesma área fosse levantada apenas com o uso do receptor GPS RTK, o tempo seria o dobro do utilizado. Para este projeto o tempo em campo foi de 10 horas (aprox. 01 dia e meio).
- O formato de entrega do resultado é mais detalhado e agradável. O cliente pode abrir o ortomosaico, se desejar, para melhor analisar o trabalho e ainda usar como apoio para estudos futuros de ampliação, reformas e etc.
- Alcance aos lugares de difícil acesso. O uso da topografia em campo provou que mesclar as tecnologias é o melhor ganho para o projeto. As imagens captadas não permitiriam ao cliente, enxergar os limites da cerca nas confrontações leste, oeste e sul do imóvel. Devido à presença massiva de vegetação que recobria a cerca existente.
Por isso acreditamos que apenas uma tecnologia, assim como uma única pessoa não fazem o sucesso de um projeto.
Existem muitas opções de tecnologias e metodologias disponíveis. Em suma, o ideal sempre é ter a clareza do objetivo do trabalho. Então estudar e analisar quais as formas de se realizar o serviço, sempre com alta qualidade técnica e transparência na apresentação.