POR QUE REALIZAR UM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFIO E ARQUITETÔNICO?
Por: goldengeo - 15 de Março de 2023
Para conhecer em alto nível de detalhamento uma construção, o levantamento topográfico cadastral não deve ser apenas dos limites e elementos como vegetação, aparelhamentos urbanos e benfeitorias existentes na área.
Deve apresentar também cada detalhe das construções: alvenarias, aberturas, pé direito, portas, janelas, detalhes estruturais, peças sanitárias, níveis, planta baixa, fachadas e cortes.
Esse tipo de levantamento é também conhecido como ‘as built’.
Utilizados por arquitetos e engenheiros e demais profissionais técnicos, esse nível de mapeamento ajuda a entender a situação atual dos ambientes internos e externos, para uma futura reforma, adaptação e ainda demolição.
O levantamento arquitetônico também é indicado para aqueles que pretendem vender ou alugar o imóvel, mas não possuem a planta do mesmo.
Edificações antigas, por exemplo, podem não possuir o projeto arquitetônico, uma vez que esta cobrança por parte dos órgãos fiscalizadores é recente. E o levantamento é utilizado para regularizar imóveis ou colher dados para os projetos auxiliares, como de incêndio, de instalações prediais e detalhamento de esquadrias.
O QUE É ENTREGUE?
Dentre as peças técnicas apresentadas nesse tipo de levantamento são detalhadas em:
- a planta baixa, que é um desenho em escala que mostra a relação entre ambientes, espaços e características físicas vistas de cima;
- a fachada onde são representados os planos externos da construção;
- e os cortes, que é a representação de uma seção da parte interna da construção, geralmente no plano vertical (podendo ser transversal – plano de corte na menor dimensão da edificação; ou longitudinal – plano de corte na maior dimensão da edificação) e no sentido de observação que melhor apresenta a visualização da peça de interesse.
Todos os levantamentos cadastrais e arquitetônicos são realizados com apoio de topografia de altíssima precisão, para garantir não apenas a posição correta, mas também o nível de detalhamento de todos os elementos existentes.
Quanto mais fidedigno for o mapeamento interno, melhor será o estudo e tomada de decisão em relação aquele imóvel e construção, e menos problemas futuros ocorrerão.
Por isso se você estiver procurando reformar ou adaptar alguma peça ou construção, é altamente recomendável, caso ainda não tenha, fazer o levantamento topográfico e arquitetônico na escala e localização que eles possuem, para obter com clareza os detalhes internos das edificações.