POR QUE REALIZAR UM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFIO E ARQUITETÔNICO?

Goldengeo

Goldengeo

Para conhecer em alto nível de detalhamento uma construção, o levantamento topográfico cadastral não deve ser apenas dos limites e elementos como vegetação, aparelhamentos urbanos e benfeitorias existentes na área.

Deve apresentar também cada detalhe das construções: alvenarias, aberturas, pé direito, portas, janelas, detalhes estruturais, peças sanitárias, níveis, planta baixa, fachadas e cortes.

Esse tipo de levantamento é também conhecido como ‘as built’.

Utilizados por arquitetos e engenheiros e demais profissionais técnicos, esse nível de mapeamento ajuda a entender a situação atual dos ambientes internos e externos, para uma futura reforma, adaptação e ainda demolição.

O levantamento arquitetônico também é indicado para aqueles que pretendem vender ou alugar o imóvel, mas não possuem a planta do mesmo.

Edificações antigas, por exemplo, podem não possuir o projeto arquitetônico, uma vez que esta cobrança por parte dos órgãos fiscalizadores é recente. E o levantamento é utilizado para regularizar imóveis ou colher dados para os projetos auxiliares, como de incêndio, de instalações prediais e detalhamento de esquadrias.

O QUE É ENTREGUE?

Dentre as peças técnicas apresentadas nesse tipo de levantamento são detalhadas em:

  • a planta baixa, que é um desenho em escala que mostra a relação entre ambientes, espaços e características físicas vistas de cima;

  • a fachada onde são representados os planos externos da construção;

  • e os cortes, que é a representação de uma seção da parte interna da construção, geralmente no plano vertical (podendo ser transversal – plano de corte na menor dimensão da edificação; ou longitudinal – plano de corte na maior dimensão da edificação) e no sentido de observação que melhor apresenta a visualização da peça de interesse.

Todos os levantamentos cadastrais e arquitetônicos são realizados com apoio de topografia de altíssima precisão, para garantir não apenas a posição correta, mas também o nível de detalhamento de todos os elementos existentes.

Quanto mais fidedigno for o mapeamento interno, melhor será o estudo e tomada de decisão em relação aquele imóvel e construção, e menos problemas futuros ocorrerão.

Por isso se você estiver procurando reformar ou adaptar alguma peça ou construção, é altamente recomendável, caso ainda não tenha, fazer o levantamento topográfico e arquitetônico na escala e localização que eles possuem, para obter com clareza os detalhes internos das edificações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAPEAMENTO TOPOGRÁFICO COM DRONES

Uma topografia basicamente nos permite conhecer inteiramente uma área de interesse. Mapeando através de muitos pontos, os limites, diferenças no relevo, benfeitorias, vegetação, acessos e