- Área inicial – 1.075,00 hectares
- Localizada na região carbonífera do Rio Grande do Sul
Desafios
– falta de informações cartográficas precisas
– dificuldades na gestão das áreas produtivas
– problemas de limites nas cercas com lindeiros
– e principalmente na documentação necessária para conclusão do inventário e posterior partilha dos bens junto aos órgãos competentes.
Solução
Os proprietários decidiram investir no processo completo de georreferenciamento para mapear, delimitar as fronteiras de suas áreas e tornar o processo de inventário apto a ser averbado na matrícula para posterior transmissão dos bens.
Resultados
- Área final Georreferenciada – 1.174,7393 Hectares
A implementação do georreferenciamento trouxe uma série de benefícios para a fazenda:
– Gestão Precisa da Terra: Com informações detalhadas da topografia e os recursos da propriedade, os proprietários têm em mãos dados valiosos para adotar práticas agrícolas mais adequadas.
– Resolução de Conflitos: A eliminação de ambiguidades nos limites da propriedade evitou disputas com lindeiros / vizinhos, promovendo relações mais harmoniosas.
– Conformidade Legal: A obtenção da certificação junto ao SIGEF/INCRA assegurou a conformidade com as regulamentações governamentais, destravando o processo do inventário e evitando problemas legais no futuro.
– Transparência e Credibilidade: A documentação dominial – matrícula, CCIR, ITR, CAR atualizados e oficiais gerados no processo de georreferenciamento, aumentou a credibilidade da fazenda junto a parceiros comerciais e investidores.
Conclusão:
O georreferenciamento transformou a fazenda, melhorando sua gestão e conformidade legal. Esse caso de sucesso demonstra a complexidade do serviço de georreferenciamento, e o impacto significativo na eficiência e na transparência da administração de propriedades rurais, contribuindo para o sucesso a longo prazo.